Quando se trata de musculação e risco de lesões no ligamento do ombro, é importante entender os fatos por trás da questão: “Pessoas que praticam musculação tendem a romper o ligamento do ombro com mais frequência?”.
Fortalecimento e Prevenção
Na verdade, a musculação bem orientada pode fortalecer os músculos e tendões ao redor do ombro, oferecendo suporte e estabilidade articulares. Isso pode ajudar a prevenir lesões.
Quando digo “bem orientada”, me refiro a: um acompanhamento profissional para praticar o exercício corretamente e compreender os limites do seu corpo para evitar a sobrecarga do ombro. Entenda o motivo a seguir.
Treinamento Adequado
É fundamental realizar exercícios de musculação com técnica adequada e sob orientação profissional. Isso reduz os riscos de sobrecarga e lesões decorrentes de movimentos incorretos.
No meu consultório vejo com frequência praticantes de musculação, geralmente de 20 a 40 anos, com dores após esforço excessivo com os pesos, causados por lesões ligamentares.

Isso se dá, na maioria das vezes, por esses pacientes serem mal orientados e por não conhecerem adequadamente os seus limites
Considerações Individuais
Lembre-se de que cada pessoa é única. Fatores como histórico médico, nível de condicionamento e técnica de treino podem influenciar o risco de lesões.
A prática de musculação, quando feita de maneira responsável e com orientação adequada, pode, na verdade, fortalecer e proteger o ombro. O foco em técnica, treinamento variado e respeito aos limites individuais são essenciais para minimizar qualquer risco potencial.
Inclusive, quero lhe convidar a baixar meu ebook, “Dores no Ombro”, um material completo que explica as principais causas de dores nessa importante articulação, e as opções disponíveis de tratamento. Cadastre-se aqui no site e receba-o gratuitamente!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!