Neste artigo você irá entender o que é o ligamento do ombro, bem como mais informações sobre outras partes que compõem essa importante articulação presente na maior parte das nossas atividades diárias. Siga lendo para descobrir mais!
O que é o ombro?
Trata-se da articulação mais flexível de todo o corpo humano. Formada pela união do úmero, da escápula (ou da omoplata) e da clavícula, comumente considerada uma única articulação, o ombro é, na verdade, composto de duas articulações separadas: as articulações gleno-umeral e acromioclavicular.
- Articulação gleno-umeral: articulação esférica formada entre a articulação da cabeça arredondada do úmero (o osso do braço) e a depressão tipo copa da escápula, chamada fossa glenoide. A fossa da glenoide forma uma cavidade muito rasa de modo que os músculos, ligamentos e cartilagem da articulação do ombro, reforçam sua estrutura e ajudam a evitar deslocamentos.
- Articulação acromioclavicular: formada por uma articulação entre a extremidade lateral da clavícula e o processo do acrômio da escápula. É uma articulação plana e deslizante que dá flexibilidade adicional à articulação do ombro, algo que não seria possível apenas com a articulação gleno-umeral.
Como você notou, o ombro não é apenas uma única articulação. Na realidade, nos deparamos com uma estrutura muito complexa, formada por músculos, ossos, ligamentos e outros componentes que garantem a flexibilidade e amplitude do movimento dos membros superiores.
Mas, pensando especificamente nos ligamentos: você sabe qual é a função deles e por que são tão importantes?
O que são os ligamentos?
Os ligamentos são essenciais para a função de todo o sistema músculo esquelético, sendo estruturas resistentes e maleáveis, formadas por tecido fibroso e receptores nervosos sensitivos.
Responsáveis por unir dois ou mais ossos, promovem a estabilidade das articulações e permitem a mobilidade articular. Além disso, os ligamentos coordenam, restringem e orientam os movimentos das articulações.
Os receptores nervosos sensitivos presentes nessas estruturas garantem a resposta à dor, além de orientar qual movimento deve ser realizado, a velocidade deste movimento e o posicionamento das articulações.
Na articulação do ombro estão presentes diversos ligamentos, responsáveis por manter os ossos unidos e a articulação em seu local natural.
Sente dores constantes nos ombros e não sabe o que fazer? Agende sua visita comigo, eu posso te ajudar a recuperar sua qualidade de vida.
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!