O ombro é uma articulação complexa que permite uma ampla variedade de movimentos. Uma das estruturas fundamentais que compõem o ombro são os tendões. Mas o que é um tendão?
O que são os tendões?
A estrutura de um músculo é basicamente formada por 2 partes:
- ventre muscular, que é a parte vermelha, onde estão as fibras musculares que se contraem ou se relaxam. É essa parte que popularmente chamamos de músculo.
- tendão, que é um tecido fibroso em forma de fita ou de tubo, e conecta o ventre muscular ao osso.
Manguito Rotador
Manguito rotador é um conjunto de quatro músculos que tem a função de ajudar os movimentos do ombro, principalmente o levantamento de objetos.
Os ventres musculares (a parte vermelha) dos músculos do manguito rotador se originam na omoplata e ao se aproximarem da cabeça do úmero transformam-se em tendões.
Os quatro músculos que compõe o manguito rotador são supraespinhoso, infraespinhoso, subescapular e redondo menor. Com isso, os tendões desses músculos são chamados de tendões do manguito rotador.
Quando ocorrem as roturas nos tendões do manguito rotador?
Os tendões do manguito rotador começam a apresentar degeneração gradual de suas fibras na sua inserção no osso, principalmente nas pessoas acima dos 40 anos de idade. Essa degeneração causa o enfraquecimento da estrutura tendinosa e propicia a sua rotura.
Fatores que desencadeiam a rotura num tendão degenerado:
- espontânea, devidos aos movimentos frequentes nos ombros nas atividades do dia a dia.
- traumas, como uma queda ao solo apoiando a mão ou o cotovelo.
- atividades de esforço na elevação de objetos ou pesos, como em alguns esportes e trabalhos.
Quais os sintomas de roturado manguito rotador e o que fazer?
As roturas dos tendões do manguito rotador no ombro podem causar dor, fraqueza muscular, dificuldade de movimentação e impactar a qualidade de vida de uma pessoa. O diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais para evitar complicações e promover a recuperação adequada.
Se você tem mais de 40 anos de idade e apresenta dores ao movimentar ou fazer esforço no seu ombro, é importante consultar um médico, que vai analisar a possibilidade de ter uma rotura de um dos tendões do manguito rotador. Exames complementares, como ressonância magnética ou ultrassonografia, são úteis na confirmação diagnóstica e no auxílio do plano terapêutico.
Conforme os sintomas, o tamanho da rotura e as necessidade de uso do ombro, podem ser indicados tratamentos com medicamentos, repouso, fisioterapia ou cirurgias.
A compreensão dos tendões do manguito rotador e a importância de sua saúde são fundamentais para a prevenção e o tratamento das roturas.
Cuide bem do seu ombro, mantenha-o saudável e funcional para aproveitar uma vida ativa e sem dor.
Caso tenha se identificado, considere entrar em contato comigo e deixar sua consulta agendada. Juntos podemos lhe ajudar a recuperar o bem-estar do seu ombro.
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!