O ombro é uma das articulações mais complexas do corpo humano, responsável por uma ampla gama de movimentos. Infelizmente, lesões dos ligamentos nessa região são comuns e podem comprometer nossa capacidade de realizar atividades cotidianas. Essas lesões podem ser traumáticas ou inflamatórias. Nesse artigo falaremos das lesões traumáticas.
1. Anatomia dos Ligamentos do Ombro
O Ombro é a articulação mais flexível de todo o corpo humano. É composto por três ossos chamados úmero (osso do braço), escápula (ou omoplata) e clavícula, formando entre si duas articulações, a acrômio-clavicular e a gleno-umeral. Essas articulações são envoltas por estruturas chamadas de ligamentos.
- Ligamentos acrômio-claviculares: conectam a extremidade lateral da clavícula e uma parte do omoplata chamado de acrômio. Tem pouca participação nos movimentos do ombro.
- Ligamentos gleno-umerais: ligam e evolvem a parte de cima do úmero com a parte do omoplata chamada glenoide. É a elasticidade desses ligamentos que permite a ampla amplitude de movimentos do ombro.
2. Causas das lesões dos ligamentos do ombro:
Na articulação acrômio-clavicular: As roturas traumáticas dos ligamentos dessa articulação são comuns e geralmente são decorrentes de quedas ao solo sobre o ombro. Podem acarretar o desalinhamento dos ossos, chamado de luxação acrômio-clavicular.
É comum em esportes de contato, como:
- futebol
- basquetebol
- handebol.
Mas também ocorre em outros esportes, tais como:
- corrida
- ciclismo
- voleibol.
Outras situações são:
- queda da escada
- escorregões
- tropeços
Articulação gleno-umeral: É a articulação mais importante do ombro, sendo responsável pelos seus movimentos.
Os seus ligamentos podem sofrer lesões traumáticas devidos a:
- queda ao solo sobre o ombro
- movimentos torcionais forçados
Os tipos mais comuns dessa lesão no ombro são:
- desinserção dos ligamentos, isto é, quando eles se soltam do osso. Isso pode levar à condição chamada de luxação gleno-umeral, que é o desencaixe do úmero em relação ao omoplata.
- estiramento dos ligamentos, quando se força excessivamente o movimento do ombro, .geralmente torcionais
A seguir alguns esportes que podem ser causa dessas lesões:
- futebol, devido à queda sobre o ombro ou com o braço aberto
- musculação, geralmente pelo excesso de peso nos exercícios que exigem elevação do ombro
- natação, causando o estiramento do ligamento devido à amplitude dos movimentos.
- esportes de arremesso ou semelhantes, tais como tênis, beisebol, vôlei, basquete, na qual ocorre o estiramento forçado dos ligamentos.
E outras situações:
- queda ao solo por tropeço, escorregão ou em escadas
- acidentes de trânsito
- acidentes de trabalho
- agressões
3. Sintomas e diagnóstico
Sintomas mais comuns:
- dor intensa
- deformidade
- inchaço
- fraqueza muscular
- limitação dos movimentos
O diagnóstico é realizado por um médico mediante:
- exame físico
- exames complementares:
- raio x
- tomografia computadorizada
- ressonância magnética.
Os diagnósticos mais comuns são:
- luxação acrômio-clavicular, que pode ser parcial ou total, decorrente do estiramento dos ligamentos dessa articulação, geralmente por queda ao solo.
- luxação gleno-umeral, em que o úmero se desloca totalmente do omoplata, geralmente causado por queda ao solo associada a movimentos torcionais do ombro. Essa condição causa lesão completa dos ligamentos.
- luxação recidivante gleno-umeral: após o tratamento inicial dessa luxação, pode ser que os ligamentos não cicatrizem de forma adequada. Isso pode permitir que o úmero se desloque novamente sem que ocorra novo trauma.
- estiramento dos ligamentos gleno-umerais: condição semelhante ao da luxação gleno-umeral, mas sem o deslocamento do úmero, e que também podem ser devidos a movimentos torcionais forçados, comuns em alguns esportes.
4. Tratamento
- na articulação acrômio-clavicular:
- lesão parcial do ligamento: repouso do ombro com uso de uma tipoia, analgésicos, anti-inflamatórios e bolsa de gelo (na fase aguda).
- lesão total com grande deslocamento da clavícula: podem ter indicação cirúrgica.
- na articulação gleno-umeral:
- luxação gleno-umeral: é uma urgência médica, em que a equipe médica realiza a colocação do úmero no seu lugar correto.
- luxação recidivante: geralmente tem indicação de cirurgia.
- estiramento dos ligamentos gleno-umerais: a principal forma de tratamento é o repouso do ombro, com ou sem tipoia. Fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser úteis.
As lesões dos ligamentos podem levar a dor e limitações significativas dos movimentos do ombro, prejudicando as atividades do dia a dia, os esportes e o trabalho.
Consultar um médico especialista é essencial para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Por isso, considere entrar em contato e agendar um horário comigo, aqui pelo site mesmo!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!