Lesões nos ombros são problemas muito comuns e recorrentes que impactam o aparelho musculoesquelético, principalmente quando ocorre a rotura dos tendões do manguito rotador. Para entender melhor o que ocorre, confira esse post em que comento sobre as causas, os meios de diagnóstico e o tratamento videoartroscópico da rotura do manguito rotador.
O que é a Rotura do Manguito Rotador?
O manguito rotador é um grupo de quatro unidades músculo-tendão que envolvem a parte anterior, superior e posterior da articulação do ombro. Ele atua como um estabilizador da articulação, e com isso auxiliando nos movimentos e na força muscular do ombro!
A degeneração dos tendões do manguito rotador ocorre com o envelhecimento natural dos tecidos, geralmente acima dos 40 anos de idade. Essa degeneração causa uma debilidade das suas fibras tendíneas, geralmente no ponto em que os tendões se ligam ao osso.
Devido a essa debilidade dos tendões, pode ocorrer a soltura deles junto ao osso, e isso nós chamamos de rotura do tendão do manguito rotador.
O que pode causar uma rotura do tendão do manguito rotador?
A degeneração e a debilidade das fibras tendíneas vão piorando com a idade e podem provocar a rotura espontânea dos tendões.
Traumas nos ombros, como uma queda ao solo, podem causar uma distensão do tendão degenerado e com isso provocar rotura deles.
Grandes esforços ou movimentos repetitivos com esforços, em atividades que exigem a elevação do ombro acima do nível da cabeça, também podem provocar roturas desses tendões previamente degenerados.
Sente dores constantes no ombro? Agende um horário comigo, aqui pelo site, e vamos resolver esse problema juntos!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!