As roturas do manguito rotador podem ser parciais ou totais. O seu tratamento dependerá de fatores como a intensidade da dor, a incapacidade funcional nas atividades do dia a dia, as necessidades do ombro para o trabalho ou para os esportes, e o tamanho da rotura vista na ressonância magnética.
Com isso, o tratamento pode ser desde medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e a diminuição das atividades que exijam movimentos e esforços do ombro, até o tratamento cirúrgico visando a re-fixação do tendão roto.
O tratamento cirúrgico das roturas do manguito rotador são geralmente realizadas pela técnica videoartroscópica.
Vantagens da videoartroscopia em relação à técnica chamada aberta:
- menor tempo cirúrgico e anestésico;
- cicatrizes cirúrgicas menores;
- menor incidência de infecções pós-operatórias;
- menos dor no pós-operatório;
- recuperação mais rápida dos movimentos.
É fundamental consultar um médico especialista em ortopedia ou um cirurgião de ombro para avaliar a gravidade da lesão e determinar a opção de tratamento mais adequada para o caso específico.
Cada situação é única, e o profissional de saúde poderá fornecer as orientações adequadas com base na avaliação clínica e nos exames realizados.
Sente dores constantes nos ombros? Agende sua consulta comigo e vamos descobrir, juntos, como podemos recuperar a sua qualidade de vida!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!